17 OCTOBER (FRIDAY) MORNING
PARALLEL SESSION I – In Person – Cineteatro São João – Entroncamento
Room 1 – 10:15 – 11:45 – In Person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Catarina Domingues | 8 | Projeto “Do sopro à escrita” |
| Andreia Amaro / Dora Santos Silva | 9 | Redes sociais e inclusão: o contributo dos influenciadores digitais com deficiência |
| Catarina Mangas / Susana Sardinha Monteiro | 10 | Mentoria interpares: estudo exploratório das motivações dos estudantes-mentores no Instituto Politécnico de Leiria |
| Sandra Gonçalves | 12 | O distress dos pais de crianças com Necessidades de Suporte à Aprendizagem – Um Programa de Intervenção |
| Rosália Coelho/Jenny Sousa | 39 | Educação intercultural na prática: o que nos dizem as crianças? – A perceção de alunos migrantes do 1.º ciclo sobre o processo de inclusão em contexto escolar |
Room 2 – 10:15 – 11:45 – In person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Sara Lopes/ Susana Monteiro / Susana Faria | 27 | O ensino a distância como espaço de inclusão e de aprendizagem ao longo da vida: estudo de caso |
| Patrícia Moita | 42 | Deficiência, Autonomia e Vida independente |
| Joana Silveira / Oksana Tymoshchuk / Ana Isabel Veloso | 43 | Jogos Digitais Educativos como Ferramenta Inclusiva para o Desenvolvimento Socioemocional Infantil |
| Filipe Moreira / Rui Teles | 45 | Oficina+: novas estratégias para a inclusão no Ensino Superior |
| Miguel Santos / Rui Teles / Filipe Moreira | 46 | SOULSS: Estratégias de Design Instrucional para a Inclusão e Trans-formação do Ensino Superior |
Room 3 – 10:15 – 11:45 – In person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Maria Raquel Barbeitos / Diana Cavalinhos / Inês Tello Rodrigues | 11 | O impacto da terapia assistida por animais na comunicação de crianças com PEA: uma revisão sistemática |
| Luís Ferreira | 47 | Estimulação Elétrica Funcional (FES) para o Pé Pendente Pós-AVC: Proposta de Implementação no Serviço de Reabilitação |
| Alexandra Lopes; Cátia Lopes; Joana Anacleto; Raquel Fernandes; Jaime Ribeiro | 49 | Conhecimento e necessidades de formação em Tecnologias/Produtos de Apoio em Terapeutas Ocupacionais que trabalham em Portugal |
| Diamantinho Freitas/Domingos Ferreira | 51 | Sistemas de navegação em interiores: a tecnologia como apoio à perceção sensorial e mobilidade humana |
PARALLEL SESSION I – ONLINE
Room 4 – online (10:15 – 12:00)
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Isabel Piscalho | 4 | Práticas Educativas em Turmas Numerosas no 1.º Ciclo do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: Projeto Educação Especial e Inclusiva – Formação e Investigação (EEIFI) |
| William Cantú / Cristiana
Madureira /Sandrina Milhano |
13 | Imaginários e Tendências Culturais no ensino superior: análise de um projeto +Plural de intervenção e inovação artístico-pedagógica |
| Thais Pousada / Naylor Natuska | 21 | Desde la escuela hacia la comunidad: Diseño de productos de apoyo de bajo coste para personas mayores a través de una experiencia inclusiva |
| Marisa Machado | 25 | Pedagogia Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino Superior: perceções de docentes |
| Carlos Santos/Cezarina Maurício/ Nélia Ponte | 41 | Sensibilizar para incluir: A intervenção do serviço social na campanha Pirilampo Mágico |
Room 5 – online (10:15 – 12:00)
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Clara Castanheira | 5 | Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria: Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de Imagiologia |
| Henrique Gil/Fábia Vicente | 14 | AsTeRICS Grid e Perturbação do Espectro do Autismo: A Poção Mágica da Comunicação?! |
| Filipe Alexandre da Silva Santos / Daniela Tavares | 19 | Public Policies for Digital Inclusion in Brazil: A Path to Inclusive Interaction |
| Verónica Arnáiz-Uzquiza/ Paula Igareda
|
22 | Disability Representation and Accessibility Practices in Contemporary Audiovisual Media on Streaming Platforms |
| Filipa Rodrigues | 34 | From Visuality to Multimodality: Rethinking Teacher Professional De-velopment through Generative Artificial Intelligence in Bilingual Deaf Education |
| Isabel Santos/ Sara Jesus | 44 | HÁBIL – Uma aplicação digital inclusiva para o desenvolvimento dos pré-requisitos académicos |
17 October (Friday) Afternoon
PARALLEL SESSION II – In Person – Cineteatro São João – Entroncamento
ROOM 1 – 14:30 – 15:30 – In Person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Viviane Cristina Battistello / Rosemari Lorenz Martins | 6 | Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no Autismo: Estratégias para Inclusão e Desenvolvimento no Projeto Água Azul |
| Susana Diz / Miguel Jacinto / Raúl Antunes / Aldo Costa / Diogo Monteiro / Rui Matos | 16 | A influência da prática desportiva na aptidão física, qualidade de vida e bem-estar de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental |
| Luís Ferreira | 48 | Robotização portátil, uma ferramenta na reabilitação da mão no AVC. Primeiros passos de um projeto de implementação. |
ROOM 2 – 14:30 – 15:30 – In Person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Fátima Maria Da Cruz Goncalves | 20 | Design Universal para a Aprendizagem e perceção tátil: um projeto de implementação para a inclusão de alunos com deficiência visual |
| Jesús Torres del Rey | 23 | Acessibilidade da informação lexicográfica em dicionários digitais para utilizadores de linhas braille: sequências, planos e condensação |
| Rui Coimbras | 38 | Accessible Vote System – 4 casos reais |
ROOM 3 – 14:30 – 15:30 – In Person
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Sara Lopes / Cristiana Madureira / Dina Tavares/ Hugo Menino/ Rita Cadima/ Nicole Duarte | 28 | ELEVATE-WISE: uma estratégia para a inclusão de mulheres, no ensino superior, nas áreas STEM, em contextos africanos |
| Cristina Gil/ Joana Conde e Sousa/ Neuza Santana | 40 | O Impacto da Liga Extraordinária dos Futuros Intérpretes nos estudantes Surdos e Ouvintes de Tradução e Interpretação de Língua Gestual no Ensino Superior |
| Luís Vicente/María-Victoria Martín-Cilleros/Jaime Ribeiro | 50 | Acessibilidades arquitetónicas, digitais, comunicacionais e instrumentais nas escolas: uma revisão exploratória da literatura |
PARALLEL SESSION II – ONLINE
ROOM 4 – online (14:30 – 16:30)
| Author | Paper ID | Presentation Title |
| Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira/ Rita Bonança | 7 | Checklist de Consciência Fonológica: Ferramenta de Rastreio Universal na prevenção da Dislexia |
| Cristiana Madureira | 15 | Promovendo a Inclusão Escolar com o Uso das TIC e da IA: Um estudo de caso numa escola secundária em Moçambique |
| Raquel Bozzi / Cássia Sofiato | 17 | O Exame Nacional do Ensino Médio do Brasil e questões sobre as pessoas surdas |
| Daniela Tomé / Cezarina Maurício / Patricia Almeida | 29 | A transferência de competências no Serviço Social: Atendimentos para a Inclusão no SAAS |
| Mariana Baierle | 30 | Práticas de letramentos académicos de pós-graduandos com deficiência visual no contexto brasileiro |
| Sandra Siqueira / Marisa Machado / Luísa Ribeiro | 31 | Efeitos da Aprendizagem-Serviço no Ensino Superior para os alunos: uma revisão de literatura |
| Paula Cristina Ferreira/ Marta Fonseca | 32 | Autorregulação e escrita com polaridade afirmativa |

