17 OCTOBER (FRIDAY) MORNING

PARALLEL SESSION I – In Person – Cineteatro São João – Entroncamento 

Room 1 – 10:15 – 11:45 – In Person
Author Paper ID Presentation Title
Catarina Domingues  8  Projeto “Do sopro à escrita” 
Andreia Amaro / Dora Santos Silva 9  Redes sociais e inclusão: o contributo dos influenciadores digitais com deficiência
Catarina Mangas / Susana Sardinha Monteiro  10  Mentoria interpares: estudo exploratório das motivações dos estudantes-mentores no Instituto Politécnico de Leiria 
Sandra Gonçalves   12  O distress dos pais de crianças com Necessidades de Suporte à Aprendizagem – Um Programa de Intervenção  
Rosália Coelho/Jenny Sousa   39  Educação intercultural na prática: o que nos dizem as crianças? – A perceção de alunos migrantes do 1.º ciclo sobre o processo de inclusão em contexto escolar 
Room 2 – 10:15 – 11:45 – In person
Author Paper ID Presentation Title
Sara Lopes/ Susana Monteiro / Susana Faria  27  O ensino a distância como espaço de inclusão e de aprendizagem ao longo da vida: estudo de caso 
Patrícia Moita   42  Deficiência, Autonomia e Vida independente 
Joana Silveira / Oksana Tymoshchuk / Ana Isabel Veloso  43  Jogos Digitais Educativos como Ferramenta Inclusiva para o Desenvolvimento Socioemocional Infantil 
Filipe Moreira / Rui Teles  45  Oficina+: novas estratégias para a inclusão no Ensino Superior  
Miguel Santos / Rui Teles / Filipe Moreira  46  SOULSS: Estratégias de Design Instrucional para a Inclusão e Trans-formação do Ensino Superior 

 

Room 3 – 10:15 – 11:45 – In person
Author Paper ID Presentation Title
Maria Raquel Barbeitos / Diana Cavalinhos / Inês Tello Rodrigues  11  O impacto da terapia assistida por animais na comunicação de crianças com PEA: uma revisão sistemática 
Luís Ferreira  47  Estimulação Elétrica Funcional (FES) para o Pé Pendente Pós-AVC: Proposta de Implementação no Serviço de Reabilitação 
Alexandra Lopes; Cátia Lopes; Joana Anacleto; Raquel Fernandes; Jaime Ribeiro  49  Conhecimento e necessidades de formação em Tecnologias/Produtos de Apoio em Terapeutas Ocupacionais que trabalham em Portugal 
Diamantinho Freitas/Domingos Ferreira  51  Sistemas de navegação em interiores: a tecnologia como apoio à perceção sensorial e mobilidade humana 

 

PARALLEL SESSION I ONLINE

Room 4 – online (10:15 – 12:00) 
Author Paper ID Presentation Title
Isabel Piscalho 4 Práticas Educativas em Turmas Numerosas no 1.º Ciclo do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe: Projeto Educação Especial e Inclusiva – Formação e Investigação (EEIFI)
William Cantú / Cristiana

Madureira /Sandrina Milhano

13 Imaginários e Tendências Culturais no ensino superior: análise de um projeto +Plural de intervenção e inovação artístico-pedagógica
Thais Pousada / Naylor Natuska 21 Desde la escuela hacia la comunidad: Diseño de productos de apoyo de bajo coste para personas mayores a través de una experiencia inclusiva
Marisa Machado 25 Pedagogia Inclusiva e Desenho Universal para a Aprendizagem no Ensino Superior: perceções de docentes
Carlos Santos/Cezarina Maurício/ Nélia Ponte 41 Sensibilizar para incluir: A intervenção do serviço social na campanha Pirilampo Mágico

 

Room 5 – online (10:15 – 12:00) 
Author Paper ID Presentation Title
Clara Castanheira  5  Comunicação acessível no Centro Hospitalar de Leiria: Elaboração do guia de acolhimento do Serviço de Imagiologia 
Henrique Gil/Fábia Vicente  14  AsTeRICS Grid e Perturbação do Espectro do Autismo: A Poção Mágica da Comunicação?!  
Filipe Alexandre da Silva Santos / Daniela Tavares  19  Public Policies for Digital Inclusion in Brazil: A Path to Inclusive Interaction 
Verónica Arnáiz-Uzquiza/ Paula Igareda  

 

22  Disability Representation and Accessibility Practices in Contemporary Audiovisual Media on Streaming Platforms 
Filipa Rodrigues  34  From Visuality to Multimodality: Rethinking Teacher Professional De-velopment through Generative Artificial Intelligence in Bilingual Deaf Education 
Isabel Santos/ Sara Jesus  44  HÁBIL – Uma aplicação digital inclusiva para o desenvolvimento dos pré-requisitos académicos  

17 October (Friday) Afternoon

PARALLEL SESSION IIIn Person – Cineteatro São João – Entroncamento

ROOM 1 – 14:30 – 15:30 – In Person
Author Paper ID Presentation Title
Viviane Cristina Battistello / Rosemari Lorenz Martins  6  Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no Autismo: Estratégias para Inclusão e Desenvolvimento no Projeto Água Azul 
Susana Diz / Miguel Jacinto / Raúl Antunes / Aldo Costa / Diogo Monteiro / Rui Matos  16  A influência da prática desportiva na aptidão física, qualidade de vida e bem-estar de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental 
Luís Ferreira  48  Robotização portátil, uma ferramenta na reabilitação da mão no AVC. Primeiros passos de um projeto de implementação. 

 

ROOM 2 – 14:30 – 15:30 – In Person
Author Paper ID Presentation Title
Fátima Maria Da Cruz Goncalves  20  Design Universal para a Aprendizagem e perceção tátil: um projeto de implementação para a inclusão de alunos com deficiência visual 
Jesús Torres del Rey  23  Acessibilidade da informação lexicográfica em dicionários digitais para utilizadores de linhas braille: sequências, planos e condensação 
Rui Coimbras  38  Accessible Vote System – 4 casos reais 

 

ROOM 3 – 14:30 – 15:30 – In Person
Author Paper ID Presentation Title
Sara Lopes / Cristiana Madureira / Dina Tavares/ Hugo Menino/ Rita Cadima/ Nicole Duarte  28  ELEVATE-WISE: uma estratégia para a inclusão de mulheres, no ensino superior, nas áreas STEM, em contextos africanos 
Cristina Gil/ Joana Conde e Sousa/ Neuza Santana  40  O Impacto da Liga Extraordinária dos Futuros Intérpretes nos estudantes Surdos e Ouvintes de Tradução e Interpretação de Língua Gestual no Ensino Superior 
Luís Vicente/María-Victoria Martín-Cilleros/Jaime Ribeiro  50  Acessibilidades arquitetónicas, digitais, comunicacionais e instrumentais nas escolas: uma revisão exploratória da literatura 

 

PARALLEL SESSION II ONLINE

 ROOM 4 – online (14:30 – 16:30)
Author Paper ID Presentation Title
Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira/ Rita Bonança  7  Checklist de Consciência Fonológica: Ferramenta de Rastreio Universal na prevenção da Dislexia 
Cristiana Madureira   15  Promovendo a Inclusão Escolar com o Uso das TIC e da IA: Um estudo de caso numa escola secundária em Moçambique  
Raquel Bozzi / Cássia Sofiato  17  O Exame Nacional do Ensino Médio do Brasil e questões sobre as pessoas surdas 
Daniela Tomé / Cezarina Maurício / Patricia Almeida  29  A transferência de competências no Serviço Social: Atendimentos para a Inclusão no SAAS 
Mariana Baierle  30  Práticas de letramentos académicos de pós-graduandos com deficiência visual no contexto brasileiro 
Sandra Siqueira / Marisa Machado / Luísa Ribeiro   31  Efeitos da Aprendizagem-Serviço no Ensino Superior para os alunos: uma revisão de literatura 
Paula Cristina Ferreira/ Marta Fonseca   32  Autorregulação e escrita com polaridade afirmativa